O uso da Realidade Virtual na saúde infantil
Pesquisas vêm sendo realizadas para comprovar os benefícios do uso da realidade virtual na pediatria, no tratamento de câncer em crianças e também na vacinação, bem como outras áreas da Saúde.
O recurso pode ser utilizado como uma forma lúcida e didática de informar a criança, como é o caso do jogo “A Sociedade dos Amigos Imaginários”. Criado pela Fundação Pediátrica de Tumor Cerebral (Estados Unidos) para combater a ansiedade em crianças com câncer -cuja incidência é preocupante- o jogo ensina sobre a doença de forma divertida e descontraída utilizando-se da realidade virtual.
O método também é apontado como auxiliar na redução da percepção da dor, segundo estudo publicado na Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn): o texto indica que a utilização de VR (Virtual Reality ou Realidade Virtual) durante a troca de curativo de pacientes queimados reduziu 44% a percepção de dor cognitiva e 27% da dor sensorial.
Outra pesquisa feita pela Universidade Atlântica da Flórida aponta que o uso de óculos de realidade aumentada diminui consideravelmente o medo das crianças durante a aplicação de vacinas (o resultado foi positivo em 94,1% dos pacientes testados, com idades entre 6 e 17 anos).
A MedVacinas já utiliza a Realidade Virtual como recurso para reduzir o medo e ansiedade dos pequenos durante a aplicação de vacinas. Para saber mais, entre em contato conosco.
Fonte: www.portalped.com.br
Etiquetas: crianças, inovação, realidade virtual, vacinação