Novembro é mês de luta contra a pneumonia
Novembro é o mês da prevenção contra a pneumonia em razão da celebração do Dia Mundial contra a doença (12/11). O problema, que foi a maior causa de mortalidade infantil por doenças infecciosas no mundo em 2016, pode ser prevenido por meio da vacinação.
A pneumonia (cujos principais sintomas são tosse, febre e secreção) é uma das principais causas de hospitalização no mundo e faz cerca de 1,2 milhão de crianças vítimas fatais no mundo, todos os anos.
Principais causas
A doença é causada por alguns agentes infeciosos e pode ser transmitida através de tosse, espirro ou até mesmo pelo sangue, especialmente no caso de bebês recém-nascidos.
Para prevenir, imunize-se!
Mesmo cientes disso, a população ainda hesita em vacina-se contra a enfermidade. A cobertura vacinal para a prevenção da doença causada pela bactéria pneumococo (causadora da pneumonia) está abaixo dos níveis indicados pelo Ministério da Saúde no Brasil.
O recomendado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) é que as vacinas contra a bactéria pneumococo seja administradas a partir dos dois meses de vida. A Medvacinas oferece a vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13), que previne contra as enfermidades e pode ser administrada em crianças e também em adultos e idosos. Falamos mais sobre isso aqui.