Vacinação para Gestantes
Logo após a confirmação da gravidez, a gestante deve procurar uma unidade básica de saúde para iniciar o pré-natal. O acompanhamento permite identificar e reduzir muitos problemas que podem acometer a saúde da mãe e da criança. Possíveis doenças e disfunções podem ser detectadas e tratadas precocemente.
A vacinação é parte fundamental deste cuidado. A imunização durante a gestação protege não somente mãe, mas também o bebê. A gravidez e a amamentação ajuda proteger a criança até ela poder começar a vacinação infantil.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde recomenda quatro vacinas neste período: a influenza; hepatite B; dupla adulto (difteria e tétano – dT); e a difteria, tétano e coqueluche (dTpa).
Vacinas que as grávidas não devem tomar:
Algumas vacinas não são recomendadas para as gestantes porque foram feitas com compostos enfraquecidos, ou seja, que ainda estão vivos. Assim, há o risco teórico de o feto contrair a doença para a qual a mãe está sendo imunizada. As vacinas proibidas para as grávidas são: febre amarela, tríplice viral e varicela.
Caso a gestante tenha tomado alguma dessas vacinas não é preciso se desesperar. “A mulher deve comunicar o ginecologista, mas para tranquilizar as mamães não há relatos de problemas em gestantes por conta dessas vacinas”.
Etiquetas: gravidas, vacinação, vacinas para gravidas