SMS alerta para a importância da vacinação na fase adulta e na melhor idade

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para a importância da vacinação na fase adulta e na melhor idade e quais vacinas são necessárias para a faixa etária.

Chegar à fase adulta geralmente é sinônimo de independência, mas mesmo os adultos precisam ficar em alerta com a saúde e com as vacinas que são necessárias durante essa fase. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para a importância da vacinação na fase adulta e na melhor idade e descreve quais vacinas são necessárias para a faixa etária.

O Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde preconiza para adultos entre 20 e 59 anos as vacinas de Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral e Dupla Adulta. Já para o pessoal da melhor idade, idosos a partir dos 60 anos, são necessárias as mesmas vacinas exceto a Tríplice Viral. Cada vacina tem suas especificidades e quantidade de doses e prazos varia, por isso é importante estar sempre atento ao cartão de vacina.

A chefe da seção de imunização da SMS, Chiara Dantas, explica que mesmo na fase adulta é importante manter o cartão de vacinação sempre atualizado. “É importante os adultos entenderem que o cartão de vacina é um documento de saúde, uma continuação da infância, e algumas vacinas mesmo sendo ministradas na infância é preciso o acompanhamento do cartão para o reforço de algumas vacinas e assim prevenir contra diversas”, destaca Chiara.

“Quando a pessoa fica idosa é normal que a imunidade caia e o reforço de algumas vacinas é fundamental, assim como tomar algumas vacinas que não foram tomadas enquanto adulto. A vacina é a melhor forma de prevenção, é a forma mais segura e efetiva”, conclui a chefe da seção de imunização.

Chiara alerta ainda que a rede privada oferta aos idosos algumas vacinas que não são ofertadas pelo SUS, por isso é importante estar sempre em alerta e olhar constantemente o cartão de vacina.

O Cartão de Vacinação é um documento de comprovação de imunidade. É responsabilidade das Unidades de Saúde emití-lo e/ou atualizá-lo por ocasião da administração de qualquer vacina. Deve ser guardado junto com documentos de identificação pessoal. É importante que seja apresentado nos atendimentos médicos de rotina e fundamental que esteja disponível nos casos de acidentes.

 

Fonte: https://goo.gl/wvV9FK

whatsapp
ACOMPANHE

Av. Onze de Agosto, 1818, Vila Embaré
Valinhos/SP - CEP 13.271-210
(19) 3327-5554
(19) 99896-5554

Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta:
08:00 às 19:00
Sábado:
08:00 - 14:00

Desenvolvido por Semeia Propaganda