Vacinação para Gestantes

Logo após a confirmação da gravidez, a gestante deve procurar uma unidade básica de saúde para iniciar o pré-natal. O acompanhamento permite identificar e reduzir muitos problemas que podem acometer a saúde da mãe e da criança. Possíveis doenças e disfunções podem ser detectadas e tratadas precocemente.

A vacinação é parte fundamental deste cuidado. A imunização durante a gestação protege não somente mãe, mas também o bebê. A gravidez e a amamentação ajuda proteger a criança até ela poder começar a vacinação infantil.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde recomenda quatro vacinas neste período: a influenza; hepatite B; dupla adulto (difteria e tétano – dT); e a difteria, tétano e coqueluche (dTpa).

Vacinas que as grávidas não devem tomar:

Algumas vacinas não são recomendadas para as gestantes porque foram feitas com compostos enfraquecidos, ou seja, que ainda estão vivos. Assim, há o risco teórico de o feto contrair a doença para a qual a mãe está sendo imunizada. As vacinas proibidas para as grávidas são: febre amarela, tríplice viral e varicela.

Caso a gestante tenha tomado alguma dessas vacinas não é preciso se desesperar. “A mulher deve comunicar o ginecologista, mas para tranquilizar as mamães não há relatos de problemas em gestantes por conta dessas vacinas”.

Etiquetas: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACOMPANHE

Av. Onze de Agosto, 1818, Vila Embaré
Valinhos/SP - CEP 13.271-210
(19) 3327-5554

Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta:
08:00 as 12:00 - 13:00 as 18:00
Sábado:
08:00 - 12:00

Desenvolvido por Marte Comunicação