Vacinação na gestação

As gestantes devem ter seu calendário em dia. Idealmente antes de engravidar, devem procurar colocar seu calendário vacinal em dia, já que algumas vacinas não podem ser dadas para as gestantes e são de suma importância.

Para as gestantes, é recomendado a vacina da gripe a qualquer momento e a vacina contra difteria, tétano e coqueluche (DTPa), a partir de 20 semanas de gestação. Essas recomendações se encontram no calendário da gestante, tanto público como privado. (www.sbim.org.br)

A importância da vacinação da gestante se dá pela proteção individual e também pela proteção do bebê, com a transmissão de anticorpos.

A vacina da gripe deve ser anual, já que as grávidas são grupo de risco para gripe, com alta mortalidade nesse grupo. Já a vacina contra a difteria, tétano e coqueluche (DTPa), protege a mãe e o bebê, que só poderá receber a primeira dose dessa vacina aos 2 meses de idade, estando com níveis de anticorpos de segurança após a terceira dose da mesma. A DTPa deve ser dada a cada gestação!

Outras vacinas que podem ser dadas na gestante caso seu calendário esteja incompleto: hepatite B, hepatite A.

No caso da vacina Pneumocócica, Meningite ACWY e Meningite B, a indicação seria apenas para as gestantes com grande risco para a doença, sendo necessário avaliação individual e epidemiológica.
Lembrando: algumas vacinas NÃO podem ser administradas em gestantes
-Sarampo, caxumba, rubéola (Tríplice viral ou MMR)
-Varicela
-HPV
-Dengue

ACOMPANHE

Av. Onze de Agosto, 1818, Vila Embaré
Valinhos/SP - CEP 13.271-210
(19) 3327-5554

Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta:
08:00 as 18:00
Sábado:
08:00 - 12:00

Desenvolvido por Semeia Propaganda