Vacina 13 valente: previna-se contra doenças pneumocócicas

Você sabe o que são doenças pneumocócicas? Causadas por uma bactéria conhecida como pneumococo, estas podem ser invasivas (meningite, pneumonia bacteriana e septicemia, por exemplo) ou não invasivas (pneumonia, otite e sinusite). Nos casos mais graves podem demandar hospitalização ou até mesmo levar o paciente à óbito.

Sua transmissão se dá através de saliva e muco e pode atingir pessoas de todas as idades. Apesar disso, algumas faixas etárias apresentam maior predisposição à serem atingidas, em especial os dois extremos: crianças de até 5 anos de idade e pessoas acima de 50 anos (em especial quem sofre de doenças cardíacas ou pulmonares).

Entre as crianças menores de 5 anos, o quadro é preocupante: as doenças pneumocócicas são uma das principais responsáveis por mortes preveníveis. O envelhecimento também é fator de risco para adquirir as doenças: quanto mais fraco for o sistema imunológico (o que ocorre com a idade avançada), maior a chance de ser acometido pela bactéria.

VPC 13: a melhor maneira de se prevenir

A melhor maneira de se prevenir contra doenças pneumocócicas é a vacina. A rede particular disponibiliza a vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13), que previne cerca de 90% das doenças infantis consideradas graves e já pode ser ministrada a partir dos 2 meses de idade.

A 13 valente também pode e deve ser ministrada em adultos, uma vez que o pneumococo é responsável por cerca de 30% dos casos de pneumonia entre idosos.

Etiquetas: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACOMPANHE

Av. Onze de Agosto, 1818, Vila Embaré
Valinhos/SP - CEP 13.271-210
(19) 3327-5554

Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta:
08:00 as 12:00 - 13:00 as 18:00
Sábado:
08:00 - 12:00

Desenvolvido por Semeia Propaganda