OMS vê movimento antivacina como desafio para a Saúde em 2019

A Organização Mundial da Saúde liberou em janeiro seu relatório anual que expõe os dez maiores desafios de saúde para 2019, incluindo o movimento antivacina. Você sabe o que isso significa e por que ele é tão nocivo para a OMS? Vamos te explicar:

O movimento antivacina é uma mobilização de pessoas que acreditam que a imunização por meio da vacina não é segura ou eficaz. Esse grupo não se vacina nem imuniza seus filhos, o que representa grande perigo não só para eles, mas para toda a comunidade na qual estão inseridos, uma vez que se tornam possíveis disseminadores de doenças contagiosas, que poderiam ser evitadas pela imunização.

Percebe como essa ideologia pode colocar vidas em risco? A Organização Mundial da Saúde também sabe disso e por esse motivo o movimento foi incluso na lista de desafios à saúde deste ano. Infelizmente, esse grupo tem ganhado força nos últimos anos, o que preocupa os órgãos de Saúde ao redor do mundo – e a nós, também.

De acordo com a OMS, medo acerca da segurança da vacinação é um dos maiores motivadores ao boicote à vacina. Apesar de amplamente rebatido pelos órgãos competentes, a afirmação de que a vacinação é nociva à saúde das pessoas ainda é feita com frequência por pessoas mal informadas.

Teorias da conspiração de todo o tipo pipocam nas redes sociais acerca dos “malefícios” da imunização e a única verdade nessa história toda é o quanto isso representa um retrocesso para a saúde mundial. A vacinação já erradicou muitas doenças em diversos países, incluindo o Brasil.

Em 17 anos, a vacina contra o sarampo, por exemplo, foi capaz de salvar a vida de 21 milhões de pessoas, diminuindo o número de mortos em 80%. Os exemplos são muitos: basta se informar, pesquisar bastante e principalmente questionar profissionais competentes antes de acreditar em boatos, especialmente no ambiente virtual, onde a disseminação de fake News é maior.



Etiquetas: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACOMPANHE

Av. Onze de Agosto, 1818, Vila Embaré
Valinhos/SP - CEP 13.271-210
(19) 3327-5554

Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta:
08:00 às 18:00
Sábado:
08:00 - 12:00

Desenvolvido por Semeia Propaganda