Fake News da vacina: não acredite em mentiras e imunize-se

O Ministério da Saúde acaba de lançar a Campanha Nacional de Vacinação de Rotina, a fim de conscientizar a população sobre a importância da vacinação contra doenças como poliomielite, sarampo, caxumba, coqueluche e tantas outras. Notícias falsas sobre a vacinação são o grande desafio do Ministério, que confundem as pessoas e impedem muita gente de se imunizar. Vamos desmistificar algumas delas:

“A vacinação não é realmente necessária”

Isso é mentira. A vacinação erradicou muitas doenças de ordem comum no Brasil e no mundo, retirando-as da lista de ameaças à saúde pública. Isso graças a imunização em massa populacional! A vacinação não apenas previne contra doenças, mas salva vidas.
Fatores como higiene pessoal e acesso à saneamento básico também são imprescindíveis no combate à doenças, mas nenhum deles substitui a importância da vacinação.

“Os efeitos colaterais são piores do que as doenças”

Mentira. Vacinas são 100% seguras e erradicar essa falsa informação é uma batalha que o Ministério da Saúde tenta vencer há tempos. A grande parte das reações colaterais às vacinas são pequenas e temporárias, longe de ser o suficiente para prejudicar alguém.

As doenças que estas combatem, por sua vez, prejudicam gravemente a saúde dos acometidos. A Poliomielite, por exemplo, pode causar paralisia e o sarampo pode causar cegueira ou encefalite.

“não há epidemias em meu país, logo, não preciso tomar vacina”

Quando o assunto é saúde, não se pode pensar dessa forma. Embora muitas doenças que antes eram uma preocupação da saúde pública tenham sido eliminadas e não vejamos mais surtos destas doenças no Brasil, os agentes infecciosos que as causam continuam a circular em algumas partes do mundo… e é assim que toda infecção começa.

Um estrangeiro pode trazer uma doença para o território nacional, assim como você pode leva-la para outro país. A vacinação, portanto, cuida não só da sua, mas da saúde de todos.

Etiquetas: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACOMPANHE

Av. Onze de Agosto, 1818, Vila Embaré
Valinhos/SP - CEP 13.271-210
(19) 3327-5554

Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta:
08:00 às 18:00
Sábado:
08:00 - 12:00

Desenvolvido por Semeia Propaganda