Dúvidas Frequentes

DÚVIDAS FREQUENTES

O mercúrio contido nas vacinas faz mal à saúde?

O mercúrio é usado como conservante, sempre em pequenas quantidades, nos frascos que contêm várias doses de vacinas. O objetivo é evitar a contaminação por fungos, bactérias e outros microrganismos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a utilização desse conservante por considerar o mercúrio seguro e não cumulativo, já que o organismo o elimina rapidamente após a aplicação da vacina.

Gestantes, bebês e pessoas imunodeprimidas (pacientes com aids, que passaram por transplante, em tratamento oncológico, entre outros) nunca devem ser vacinados?

Algumas imunizações, sobretudo aquelas feitas com vírus vivos atenuados, como a vacina contra a varicela, o sarampo e a febre amarela, podem ser contraindicadas para essas pessoas. No entanto, existem outras vacinas, como a da gripe, da pneumonia e do tétano – produzidas por vírus ou bactérias inativados -, que são indicadas e seguras mesmo para pessoas com o sistema imune debilitado. Se você estiver nessas condições, consulte um médico e veja quais vacinas tomar.

Vacinas podem causar efeitos colaterais?

Toda vacina pode provocar reações indesejáveis, como manchas e coceira na pele, inchaço nos lábios e nas pálpebras, dificuldade para respirar, dor ou inflamação no local da aplicação. Diante de qualquer sintoma anormal, procure um médico

Para doenças que nem sempre são severas, como catapora, a vacinação não é necessária?

Todas as doenças infecciosas preveníveis por vacinação são potencialmente graves, com registro de hospitalizações, sequelas ou óbitos, mesmo a catapora. “Vacinar contra essas doenças vale a pena”, comenta a dra. Vivian Avelino-Silva, médica infectologista e docente do programa de pós-graduação do Hospital Sírio-Libanês.

Pessoas alérgicas a ovo não devem tomar vacina contra gripe?

A alergia ao ovo responde pela segunda principal causa de alergia a alimentos na infância e o fato da vacina da gripe ser cultivada em fluidos de ovos embrionários de galinhas suscita algumas dúvidas sobre a segurança de se vacinar pacientes alérgicos a ovo.

Respaldado em evidências científicas atualizadas e robustas a respeito da segurança da vacinação contra gripe em alérgicos a ovo, o Departamento de Alergia Alimentar da ASBAI esclarece:
– Pacientes alérgicos a ovo de qualquer gravidade podem receber a vacina a partir o 6º mês de vida.
– Pacientes com história prévia de anafilaxia ao ovo devem preferencialmente ser vacinados em ambiente seguro, com supervisão médica.
– Não está indicada a aplicação da vacina influenza em doses fracionadas para alérgicos ao ovo;
– Testes cutâneos epidérmicos ou intradérmicos com a vacina não são preditivos para reação à vacina influenza;
– Não há necessidade de precaução adicional posterior à administração da vacina, mas a observação por tempo maior pode ser orientada a critério médico;
– A prática recomendada para aplicação de todas as vacinas em crianças deve incluir a capacidade de reconhecer e tratar reações de hipersensibilidade agudas;
– Reações à vacina da gripe podem ser secundárias a hipersensibilidade a outros componentes da vacina e em casos de reações prévias, o paciente deverá ser avaliado por um especialista para as orientações de como proceder nas doses futuras.

Tendo em vista o perfil de segurança e o benefício da imunização, especialmente diante da atual epidemia do coronavírus, a ASBAI posiciona-se altamente favorável à vacinação contra gripe em pacientes alérgicos ao ovo.

Fontes referências: UptoDate – Literature review current through: Feb 2020. | This topic last updated: Sep 10, 2019. Influenza vaccination in individuals with egg allergy Authors: John M Kelso, MD; Julie Wang, MD. Section Editor: Scott H Sicherer, MD, FAAAAIDeputy. Editor: Elizabeth TePas, MD, MS
Greenhawt M, Turner PJ, Kelso JM. Administration of influenza vaccines to egg allergic recipients: A practice parameter update 2017. Ann Allergy Asthma Immunol 2018; 120:49–52

FONTE

ACOMPANHE

Av. Onze de Agosto, 1818, Vila Embaré
Valinhos/SP - CEP 13.271-210
(19) 3327-5554

Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta:
08:00 as 18:00
Sábado:
08:00 - 12:00

Desenvolvido por Semeia Propaganda